drops rock

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Trem Doido de Gumarães Rosa


Trem doido de Guimarães Rosa 


Guimarães Rosa é um dos maiores ficcionistas da Literatura Brasileira. Em sua obra conseguimos captar tamanha beleza que sua prosa se assemelha a poesia. Dada é a perfeição com que usa as palavras nem  nos parece tão cruel as histórias reais em que a sua ficção foi gerada.

   Em seu clássico livro de contos “Primeiras Estórias” publicado em 1962 encontramos o conto “Soroco, Sua Mãe, Sua Filha”. A história se passa em minas Gerais aonde Soroco, viúvo, vai levar a mãe e a filha para o trem que segue para Barbacena onde ambas irão desembarcar num hospício. Soroco já não mais consegue conviver com elas que ficam falando sozinhas o tempo inteiro. Elas irão viajar no trem que é alcunhado de trem de doido e embora exista um lirismo indiscutível e até uma perceptível tristeza na ficção, a realidade em que o conto foi inspirado é de amplitude muito mais cruel e desumana.


  
O trem que é citado no conto fala de um transporte que realmente existia e que levava homens, mulheres e até crianças para o Hospital Colônia de Barbacena, hospício que existia e ainda existe na cidade em Minas. Tal instituição foi fundada em 1903 e naquela época o país ainda sofria os reflexos das teorias da eugenia e “higienização social” o que cabe dizer que grande parte dos internos que foram para o Colônia não sofria de nenhuma patologia mental, bastava ter algum comportamento considerado desagradável para a sociedade da época: marginais, prostitutas, opositores políticos, alcoólatras, homossexuais, mendigos deveriam ser afastados do convívio social.
    Outro agravante que fez com que o hospício permanecese superlotado é que na época, sobretudo na segunda metade do século XX, houve uma crescente migração de nordestinos fugindo da seca do sertão. Mas ao chegarem às cidades do sul não recebiam nenhum tipo de auxílio ou mesmo conseguiam emprego permanecendo dessa forma marginalizados e por consequência removidos para o Colônia.  
    Na época várias linhas ferroviárias levavam á cidade de Barbacena e o trem com destino ao hospício se tornou tão popular que a expressão “trem doido” se tornou comum em Minas dado esse transporte existir.
   O maior legado que os escritores podem deixar a posteridade é que sua literatura nos aponte outras realidades e reflexões e foi a partir do conto de Guimarães que descobri toda a história de horror e crueldade que ocorria nesse hospício, aliás, que esse hospício existia. Descobri por acaso quando quis saber de onde vinha a expressão “trem doido” até porque as histórias de Guimarães Rosa mesclam uma espécie de “místico” que só via ficção ali. Surpreendi-me com esse fato e isso é realmente louvável de consideração pois passei a enxergar sua obra por outros ângulos, como também fala da loucura em “A Terceira Margem do Rio”, outra pérola encontrada no “Primeiras Estórias”.
  
Recentemente foi lançado um livro que documenta tudo o que aconteceu no hospício Colônia : Holocausto Brasileiro da jornalista Daniela Abrex que vale a pena ler, quanto a obra de Guimarães Rosa.






http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao44/materia06/

Nenhum comentário:

Postar um comentário